Vivendo com propósitos

…eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância. João 10:10

Muitas pessoas confundem os termos. As palavras meta, objetivo, propósito e finalidade são constantemente usadas sem serem analisadas sua real função na oração. Para viver com propósitos é preciso compreender bem o que cada termo significa e, com base nisso, poderemos saber se estamos vivendo de fato com propósitos, por metas ou por objetivos.

Meta está relacionada com pontos de mensuração de uma caminhada, dizem respeito a pontos de chegada ou paradas para avaliação. A meta pergunta aonde? O objetivo, por sua vez, está relacionado com o que se pretende caso a meta seja alcançada. O objetivo justifica a meta. O objetivo responde à pergunta para que? O propósito está relacionado com a motivação pela qual se busca um objetivo. O propósito é aquilo de que estou imbuído ao me mover em alguma direção. O propósito está relacionado com a finalidade, e a finalidade é algo intrínseco à natureza do próprio ser, que age em direção às suas metas e objetivos. O propósito é a programação interior que me coloca em movimento em certa direção. O propósito responde à pergunta por quê?

ILUSÃO, FRUSTRAÇÃO E FELICIDADE

Existem pessoas que têm meta, mas não têm objetivo nem propósito. Tratam as metas como um fim em si mesmo. Conseguem alcançar suas metas, mas não sabem explicar a razão por que tanto se sacrificaram. Cruzam a linha de chegada com uma sensação de vazio e não se conformam que o sucesso em atingir a meta não tenha repercutido em qualquer mudança em sua vida ou num mínimo de realização. Essas pessoas, geralmente, vivem de acumulação. Acumulam bens, mas nunca desfrutam de suas posses. Acumulam romances, mas nunca se satisfazem afetivamente. São pessoas movidas pela conquista, e a conquista para elas é um fim em si mesmo. Jamais estão satisfeitas.

Existem outras pessoas que têm objetivos e propósitos, mas que não têm metas. Não conseguem sair do lugar pois faltam os passos práticos na direção de seus objetivos. Essas pessoas, geralmente convivem com imensas frustrações em razão de desejos não satisfeitos, mas, na verdade, não sabem o que poderia trazer tal satisfação. Desejam conforto para a família, viver um grande amor, ganhar dinheiro, obter reconhecimento entre os pares, mas não conseguem identificar, ao certo, quais seriam as experiências que resultariam na realização de tais objetivos. São pessoas que pensam de maneira abstrata e que enxergam dificuldade em tudo. Diferentemente dos que vivem de acumulação, gente assim vive de ilusão. Têm sonhos sem trem de pouso.

Há também os que têm metas e objetivos e não têm propósito. Esses são os mais infelizes. São pessoas que se esforçam por subir a escada do sucesso e acabam por descobrir que a escada estava escorada na parede errada. Na verdade pessoas que tem metas e objetivos, mas não têm propósitos escoraram a escada em parede nenhuma. Sua peregrinação rumo aos objetivos, através das metas não encontra sustentação. Conseguiram a meta de comprar a casa, para realizar o objetivo de dar mais conforto à família mas se esqueceram de perguntar se era mesmo o conforto o que traria a todos o senso de plenitude. Ficam frustradas. Isso explica porque o mundo está cheio de pessoas infelizes. A notícia boa é que Deus não está indiferente.

“Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a vida por minha causa, este a salvará. Pois que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se ou destruir a si mesmo? Lucas 9:23-25

Somos bem mais que uma máquina biopsíquica. Você é muito mais do que um organismo com vontades, sentimentos e inteligência. Você é chamado para um discípulado com Deus.

Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno. 2 Coríntios 4:16-18

Viver por propósitos é ambicionar atingir a estatura de Cristo, como filho que em tudo obedeceu ao Pai!

 

Deus tem propósitos para a sua vida, venha vivenciá-los conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *