FAMILIA NO ALTAR DA GRAÇA

Então o rei Davi entrou no tabernáculo, assentou-se diante do Senhor, e orou: “Quem sou eu, ó Soberano Senhor, e o que é a minha família, para que me trouxesses a este ponto? E, como se isso não bastasse para ti, ó Soberano Senhor, também falaste sobre o futuro da família deste teu servo. É assim que procedes com os homens, ó Soberano Senhor? “Que mais Davi poderá dizer-te? Tu conheces o teu servo, ó Soberano Senhor. Por amor de tua palavra e de acordo com tua vontade, realizaste este feito grandioso e o revelaste ao teu servo. “Quão grande és tu, ó Soberano Senhor! Não há ninguém como tu nem há outro Deus além de ti, conforme tudo o que sabemos. E quem é como o teu povo Israel, a única nação da terra que tu, ó Deus, resgataste para dela fazeres um povo para ti mesmo, e assim tornaste o teu nome famoso, realizaste grandes e impressionantes maravilhas ao expulsar nações e seus deuses de diante dessa mesma nação que libertaste do Egito? Tu mesmo fizeste de Israel o teu povo particular para sempre, e tu, ó Senhor, te tornaste o seu Deus. “Agora, Senhor Deus, confirma para sempre a promessa que fizeste a respeito de teu servo e de sua descendência. Faze conforme prometeste, para que o teu nome seja engrandecido para sempre e os homens digam: ‘O Senhor dos Exércitos é o Deus de Israel! ’ E a descendência de teu servo Davi se manterá firme diante de ti. “Ó Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, tu mesmo o revelaste a teu servo, quando disseste: ‘Estabelecerei uma dinastia para você’. Por isso o teu servo achou coragem para orar a ti. Ó Soberano Senhor, tu és Deus! Tuas palavras são verdadeiras, e tu fizeste essa boa promessa a teu servo. Agora, por tua bondade, abençoa a família de teu servo, para que ela continue para sempre na tua presença. Tu, ó Soberano Senhor, o prometeste! E, abençoada por ti, bendita será para sempre a família de teu servo”. 2 Samuel 7.18-29

Precisamos orar por nossas famílias. Precisamos orar a Deus e confiarmos em suas promessas! Davi após saber o que Deus faria à sua descendência, por profecia de Natã, creu à ponto de adentrar o tabernáculo e orar desta forma a Deus, consagrando-a. Muitas vezes tentamos abençoá-la, mas é uma benção muito limitada, pois falta-nos poder.
Orar pela família é orar por nós mesmos. O dom de ser família é que cada dia nos tornamos um em espírito com os demais entes de forma que só ficamos em paz quando todos estão em paz!
Mas Davi não era um vitorioso rei por acaso! Ele, diante do tabernáculo de Deus, buscava sabedoria para vencer tanto batalhas bélicas quando emocionais e espirituais!
Temos orado por nossa família? Temos consagrado o lar pelo estudo sistemático da Palavra de Deus?
Essa oração de Davi mostra-nos as benesses de orar pela família!

UM FUTURO SEGURO NOS BRAÇOS DO PAI
Davi agradece pela revelação do profeta Natã e se mostra alegre por saber ser tão glorioso o futuro dos seus descendentes. Ele creu porque Deus falou! Não conseguimos ser gratos a Deus por que não cremos na Sua Palavra muitas vezes. Ele creu antes do cumprimento e louvou a Deus por isso!
Abençoe sua casa! Ore por ela, não se afaste do culto ao Senhor e seja instrumento de honra ao Senhor para os de fora! Davi e Israel eram temidos pois o povo ao redor sabia que Deus pelejava por eles.

“Consagrem-se, porém, e sejam santos, porque eu sou o Senhor, o Deus de vocês. Obedeçam aos meus decretos e pratiquem-nos. Eu sou o Senhor que os santifica. Levítico 20:7-8

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Salmos 127:1

CELEBRA A CADA DIA A GRANDEZA DE DEUS
Davi exclama a Deus sua grandiosidade em antagonismo com sua limitação!
Adore e celebre ao Senhor sua grandeza! De consciência da nossa limitação nos abrimos para experimentar a glória de Deus, e ele se revela exatamente a àqueles que creem.
Isso fazemos confiando a ele planos e desafios pessoais maiores, crendo que agirá! E pela fé aguardando.
Muitos não creem que Deus seja grande porque pararam de viver na expectativa da fé. Deus permanece o mesmo!

Davi se dispunha a cuidar do tabernáculo de Deus e, fazendo isso, se constrangeu por ter um palácio maior e mais confortável! Isso não era tão importante para Deus que não é contido por muros e portões, porém Deus viu a intenção do coração de Davi e o honrou! Sirva sem reservas e de coração! Barganhar com Deus não é inteligente!

O profeta Jeremias e seu difícil ministério de conscientizar o povo que o exílio era certo, encontrou forças para ver de longe a reconstrução que o Senhor faria do seu povo. Deus disciplina a quem ama. Disciplina para, em seu tempo, mostrar-se grande e forte novamente.

Não há absolutamente ninguém comparável a ti, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome. Jeremias 10:6

“Ah! Soberano Senhor, tu fizeste os céus e a terra pelo teu grande poder e por teu braço estendido. Nada é difícil demais para ti. Jeremias 32:17

ATRAI A BENÇÃO DE DEUS PARA SEU LAR

A Palavra de Deus diz que àquele que consagra seu lar, ele abençoa e a maior benção é permanecer na sua presença (v. 29). Diante da presença de Deus só ficam adoradores que se dispõe a consagrar-se e que de coração querem ver sua face! Deus não permitiu ao povo sequer encostar na borda do monte Sinai ao falar com Moisés. Não eram dignos de sua presença! Apenas para andar em sua presença, é preciso fé ser reservas! Precisamos ansiar suas bênçãos, mas ansiar corretamente! Não como é feito em nossos dias, onde benção alude apenas à bens materiais. É bem mais que isso:

Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte?
Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade
e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo,
que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado,
que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado! Salmos 15:1-5

Atrair bênçãos de Deus para o lar é lutar para ser espelho do santo caráter de Deus! Veja que todos os adjetivos que Deus tem como condição para que alguém permaneça no seu santo monte, são atos que ele mesmo dispensou sobre a humanidade! Proximidade é semelhança com Deus! Quando ele vê alguém disposto a ser semelhante a ele, se revela a esta pessoa e lhe mostra como continuar neste ímpeto! O contrário é afastamento total, que por si, geram atos cada vez mais contrários à Bíblia. Benção da parte de Deus é o privilégio de manter-se no seu santo monte. Um exército que lutava à partir de um monte saia em vantagem contra os que estavam no vale, pois a visão era mais abrangente! Confie nos propósitos do Senhor para sua família e sua posteridade. Consagrar-se é garantir paz! Afirme a grandeza de Deus diante das dificuldades que se levantam! Mantenha sua vida no santo monte de Deus. Atraindo para si o seu santo caráter.

 

Pr. Denison Sales

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *