UM CHAMADO DIVINO: SERVIR

UM CHAMADO DIVINO: SERVIR – 2 Reis 5:20-27

Hoje vemos muitos congressos de liderança, seminários e pessoas obstinadas em liderar algo a fim de mudar o panorama da vida, a realidade à sua volta. Seja na família, na empresa ou na igreja muitos querem liderar, mas pagar o preço de ser forjado um servo que Deus usa, íntegro e disposto a imprimir a vontade de Deus neste mundo existem poucos.

Temos muito cursos de líderes, mas a igreja é um universidade de servos. O maior no reino dos céus será o que tiver a maior capacidade de servir ao chamado divino: servir ao Rei Jesus.

Então devemos nos alegrar por dispor de dons e servir a Jesus, junto de sua igreja. Juntos podemos servir à Novo Hamburgo sendo uma igreja útil, relevante e que afirma o poder de Deus entre nós.

Geazi saiu de cena de uma forma muito triste. Um servo que estava para herdar um papel importantíssimo, ficou pelo caminho, desaprovado por Deus. E a vida de Geazi nos ensina o que não fazer, para nos mantermos aprovados em Deus.

FALTA DE REVERÊNCIA À AÇÃO DO DEUS VIVO

– O caminho para longe de Deus passa pela indiferença quanto ao plano e a ação de Deus. O Senhor levantou Eliseu e o usava tremendamente. Geazi sabia mas isso não foi suficiente. Eliseu herdou o poder e o ministério de Elias. (2 Reis 2.8-14). Agir de forma desrespeitosa com Eliseu, era fazê-lo ao próprio Deus.

– Deus usa de graça para curar e salvar. A graça sempre foi o método com o qual Deus se revelou poderoso. A graça nos faz enxergar que alguém que se compromete, como Naamã a adorar somente o Deus vivo, já não é mais arameu, nem egípcio, nem judeu, mas cidadão dos céus (Gálatas 3.28). Geazi não percebe isso. Naamã aprende mais sobre graça e relacionamento com Deus do que Geazi (leva 70kg). Perto da cura e de um relacionamento profícuo com Deus, dinheiro é nada.

– Ficar se opondo às lideranças estabelecidas por Deus no estado, na igreja no trabalho é soberba e Deus se opõe aos soberbos. Precisamos respeitar e honrar.

Honremos os líderes de ministérios, de pequenos grupos, conselheiros, pastores, líderes da da nação. Se estão ali, Deus quem permitiu. Opor-se desrespeitosamente é se opor ao próprio Deus.

SER EMPECILHO À HONRA DO DEUS VIVO

Sempre que alguém pratica obras costumeiramente características da sua família as pessoas dizem: “a fruta não cai longe do pé”. Ou ainda: “tal pai tal filho”. Geazi era alguém que tinha sido usado por Deus, ele era discipulado por Eliseu (denominado Homem de Deus) e mesmo assim ninguém mais ouviu falar dele. Entrou em um anonimato, por que deixou para trás as obras do Pai da eternidade, o Senhor.

– Jesus disse aos fariseus que eles era filhos do diabo e queriam realizar a obra dele: mentir. Chamou de pai da mentira (Joao 8.44). Nossas obras denotam filiação no conceito do Senhor.

– Geazi duvidou da vida de oração e do chamado de Eliseu, mentindo duas vezes. Sejamos íntegros em todo o viver. A mentira não tem perna curta, mas o Senhor trás ela para ser tratada na luz:

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as suas mãos para a iniqüidade.
Salmos 125:3.

E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. E despertou ele do seu sono, e disse: Sairei ainda esta vez como dantes, e me sacudirei. Porque ele não sabia que já o Senhor se tinha retirado dele. Juizes 16.20

Sansão brincou tanto com o pecado que não percebeu sua baixa do exército celestial.

PERDER O INESTIMÁVEL, COBIÇANDO O VULNERÁVEL

Creia em Deus. Novamente eu vou te dizer: creia em Deus. Deus é a causa de todas as causas, o principio e o fim de tudo o que há! Geazi viu Eliseu fazer prodígios em o nome do Senhor, ele naturalmente seguiria na escola de profetas e seria um dos grandes, mas não tinha a mesma sede que Eliseu de ter experiências gratificantes com Deus.

– mulher sem filhos 4.8-17

– Naamã ser curado da lepra – 5.1-19

Desviou o foco para as riquezas deste mundo. Cobiçou a riqueza e a glória da Siria, ao invés da presença e amizade de Javé. Não voltemos a trilhar os passos do velho homem. Siga e prossiga em conhecer ao Senhor. Essa passagem é só de ida. Temos visto cristãos casados voltando a cobiçar mulheres, mulheres casadas conversando com qualquer um em chats como fazia enquanto solteira. Temos visto pessoas voltando a beber e ter comportamentos iguais aos da época em que era ignorante quanto a Jesus Cristo.

Esse caminho leva a podridão da alma, inviabiliza sua ligação junto a videira. É um caminho que apodrece como a lepra que tomou conta de Geazi, do qual ninguém mais ouviu falar.

Deus te chamou para ser um memorial de sua santidade, um baluarte em uma geração corrompida! Uma luz que brilha cada vez mais forte fazendo a diferença!

“Que tu queres? Porção dobraba do espírito que habita em ti”. Essa era a sede de Eliseu para com seu discipulador Elias e foi concedido. Quando temos sede do Espírito do Deus vivo, somos instrumentos de glória ao seu santo nome.

As pessoas não vão lembrar de você pela forma com que começou. Elas vão lembrar-se de como você terminou. Geazi terminou leproso e anônimo. Pois desonrou ao Senhor sendo rebelde com sua graça!

Nós somos agentes da graça. Jesus é a amabilidade de Deus, a personificação da graça divina e sua delicadeza. Siga a Deus de perto. Busque suas experiências próprias de fé e saiba que tanto mais conhecemos a Deus, em maior santidade devemos caminhar.

Você quer ser um amigo de Deus??

Ele pode contar com você para oferecer cura ao mundo em sua maravilhosa graça?? Oro para que sim.

Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.
João 15:15

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *