
Amizade: o cultivo da vida
O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno.
Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.
João 15:12-15
Jesus é a expressão máxima do que significa uma relação sincera e significativa. Ele deu a vida por um grupo de amigos que, de tão amados por ele, deram sua vida para honrá-lo (relação de troca).
Martin Luther King Jr dizia que se alguém não achou algo pelo qual morreria não está pronto para viver.
Quando dizemos que alguém é nosso amigo, é preciso saber bem o que significa esse adjetivo.
A palavra amigo deriva do latim amicus, com o significado de preferido, amado.
Sua origem é o verbo amare – em português, amar. Assim, a amizade é uma forma de amor. Um amor sincero, leal e transparente.
Um amigo de verdade não é aquele que diz o que você quer ouvir. Um amigo de verdade é aquele que diz o que você precisa ouvir! Ele arrisca a amizade pelo seu bem. Aquilo que você quer ouvir até seus inimigos podem lhe dizer, a qualquer hora, especialmente se isso for encaminhá-lo para armadilhas.
A amizade verdadeira possui um interesse interessado, não “interesseiro”. Um amigo de verdade está interessado em te ver feliz, não age de maneira interesseira buscando ser feliz através de você.
Amigos de verdade não querem vantagens, estão com você por quem você é!
Um amigo de verdade multiplica os momentos felizes e ameniza os momentos de tristeza.
Precisamos ser amigos tão bons quanto Jesus:
LAVRADO PELO CUIDADO
Jesus disse que devemos amar como ele amou. Ele cuidou e cuida de seus amigos. A igreja é uma comunidade vocacionada à forjar belas amizades. Mas isso leva tempo. Um novo amigo me disse que amor se soletra: Tempo nos dias de hoje. Verdade! Jesus foi um ótimo amigo e destinou tempo aos seus.
Zig ziglar em seu livro diz que quem procura um amigo sem imperfeições jamais terá amigos.
Chaver é a palavra para amigo no hebraico: significa aquele que está ao lado do coração! Nós mantemos tudo o que é perigoso do nosso coração, assim devemos cuidar os amigos.
PLANTADO EM FÉ
Jesus segue dizendo que seus amigos são leais à sua palavra e as guardam. Em um tempo em que todos se fecham em seu mundo, evitando relacionamentos significativos, os amigos de Jesus se abrem e acolhem a todos afetuosamente. Foi isso o que ele fez. [JOÃO 17 ORA POR NÓS]
Relacionar-se é arriscar-se. Mas vale a pena. Fechar-se é pior. Disse Vitor Hugo: “Se não queres sofrer, guarda teu coração em cofre de ferro e não o dês a ninguém. Mas neste cofre ele minguará e tu serás infeliz”. Talvez todos tenhamos nos decepcionado com alguém. Mas é certo também que amigos nos enriqueceram. E que tenhamos falhado com pessoas que esperavam de nós. Também podemos ser maus amigos, em ocasiões. Mas todos nós já fomos bons amigos.
Sejamos intensos no que vivemos, pois até nas frustrações Deus tem propósitos.
Deus nos fez pessoas sensíveis, necessitadas de relacionamentos. É verdade. E Deus se propôs a ser nosso amigo. Ele chamou um homem, Abraão, de “meu amigo” (2Cr 20.7 e Tg 2.23). O Deus que se basta, que é autossuficiente, quis um homem como amigo. Para isso lhe fez uma exigência (escolher amigos é um ato seletivo): “Anda em minha presença e sê perfeito” (Gn 17.1).
Um amigo de Deus é um privilegiado: Salmos 25.14 / Amós 3.7
COLHIDO EM EXULTAÇÃO
Tanto mais caminhamos nos alegrando e chorando juntos, nosso coração vai se afirmando e fortalecendo a si e a outros pelo testemunho de vitória.
Havia um folheto evangelístico de larga circulação intitulado “Ele quer ser seu amigo”. É verdade. Ele quer ser seu amigo. Quer sua companhia. Aceite-a, ande com ele. Jesus é o amigo que não falha, não decepciona, restaura e sempre faz bem. Ah, em tempo: ele é o amigo perfeito.
A felicidade é um bem tão especial que, mesmo você não a tendo, pode oferecê-la aos outros.
Amigos esperaram o rádio!