
SANTIDADE É TOMAR POSIÇÃO
Daniel 1
Cristãos derivam de um povo separado por Deus para adorá-lo: os judeus. Porém embora fossem um povo vocacionado a uma relação profunda com o Deus eterno, tinham falhas graves e deixaram de tomar posição em muitas áreas que o Senhor julgava importantes fatores de santidade, o que os fez penar grandemente a disciplina.
Como Deus não muda e nem varia, é eterno e sempiterno, a ética de Hebreus 12 já era vigente: “Deus disciplina a quem ama”.
Estas coisas estão registradas na Bíblia para que não venhamos a repetir, mas tomemos posição.
Assim como naquela época hoje parece que o povo de Deus prefere não esquentar a cabeça do que firmar posição sobre suas convicções sobre o que é casamento, sobre ao início da vida, sobre a real necessidade de congregar em uma igreja, sobre a real necessidade de investir em missões, sobre o domínio próprio em manter um namoro consagrado a Jesus.
Israel acreditou que fazendo isso realmente obteria paz com Deus e com os povos ao redor, mas a Bíblia não falha e a amizade com o mundo continua sendo inimizade com Deus como adverte Tiago (4.4-8), aquele que não ajunta com Jesus espalha (Lucas 11.23).
Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada.
Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;
pois em breve, muito em breve “Aquele que vem virá, e não demorará.
Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele”.
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.
Hebreus 10:35-39
Vemos que nosso chamado é a santidade, ou separação do mundo decadente, visando a glória do Senhor em tudo o que vivenciarmos. Isso será feito se tomarmos algumas atitudes aprendidas com Daniel e seus conterrâneos:
NÃO ESQUECER DO NOSSO NOME (7-8)
Daniel significa: Deus é meu juiz. Beltessazar “Bel proteja o rei”.
Nome significava o caráter central da vida de um homem, algo pelo qual ele lutaria para preservar. Daniel se levanta em liderança e se abstém das iguarias e bebidas da mesa do rei e se posiciona dizendo que com eles seriam diferente. Quem serviu ao Deus eterno e imutável jamais se acostumará com carne de pescoço, quem come o melhor dessa terra com Jesus e sente a paz inigualável, não se deixa aprisionar novamente com correntes e grilhões, por mais glamour que isso pareça ter!
Daniel era um homem que não apenas clamava pelo nome do Senhor, mas viva por ele e para honrá-lo.
NUTRIR A ALMA DA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO (8-13)
Daniel usa de sabedoria para falar com o despenseiro que aceita o teste com os legumes. Se ele tivesse agido de forma soberba poderia ter sido morto ou denunciado, mas obteve a simpatia do despenseiro do rei.
Temos de colocar nossas verdades de forma amorosa, colocando os fatos na mesa. A soberba precede a queda sempre.
O que você tem feito com o banquete do maligno? Tem se deliciado? O que você faria se um ímpio propusesse um negócio escuso super lucrativo? O que você faria se teu pai ímpio te pedisse para deixar a Jesus? O que você faria se um jovem, inclusive da igreja te quisesse levar a um motel? Escolha a Jesus. Firme posição, sem isso não existe santidade.
QUANDO NOSSA VISÃO É LIMITADA, PRECISAMOS CAMINHAR POR FÉ (17)
Precisamos lutar para externar o fruto do Espírito Santo, pois as demais coisas o Senhor acrescentará! Precisamos nutrir nosso espírito com o Santo Espírito divino.
SANTIDADE TE MANTEM DE PÉ QUANDO TODOS JÁ CAÍRAM (21)
Quando a mão do Senhor envia julgamento somente os seus santos permanecem. Siga caminhando por fé. Saiba que aquele que nos chamou é fiel, santo, verdadeiro e poderoso. Não se assuste com os altos edifícios que o inimigo têm empreendido no campo moral, espiritual ou político. Creia em Deus e santifique a Jesus em seu coração. O texto mostra que mesmo após a Babilônia ter caído, Daniel permaneceu. Se nosso chão for o Senhor e suas promessas, nada nos derruba.
Você pisará a áspide e o leão como diz o Salmo 91 e o Senhor te colocará num alto retiro, pois conhece o seu nome.
Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. 1 Pedro 3:15